terça-feira, 27 de setembro de 2011

Patchwork

Do inglês Patch = retalho, work = trabalho; Trabalho de Retalhos.

Mas não é só isso. Patchwork é arte, é bom gosto, é paixão, é muito mais que apenas a "Colcha da Vovó". Nada contra as colchas feitas à mão que enfeitavam - e ainda enfeitam - camas por esse mundo afora. O que quero dizer aqui é que o patchwork há muito tempo deixou de ser aproveitamento de restinhos de tecido para tornar-se um trabalho manual de enorme grandeza e relevância no mundo do artesanato.

A escolha dos tecidos, o modelo a ser desenvolvido - nine patch, bear paw, estrelas, apliquês - o tamanho dos blocos, o tamanho final do trabalho; só esta fase inicial pode durar vários dias. Afinal, quando cismamos com determinado tecido e não o encontramos, vamos até o fim do mundo para achar um substituto à altura sob o risco de não gostarmos do resultado final.

Duas coisas me assustaram quando comecei a aprender patchwork. A primeira delas foi a máquina de costura; eu já havia sido apresentada a ela mas nós nunca havíamos conseguido manter estreita relação. A segunda, a matemática! Pois é, existe muita matemática no patchwork; a mais básica é a divisão do tamanho final da peça para determinarmos o tamanho dos blocos; depois, vem a divisão do motivo escolhido dentro de cada bloco, o que pode acabar alterando o tamanho da peça final em virtude de arredondamento de valores. Isso se o acabamento não for em ponta, o que irá nos obrigar a determinar o tamanho do triângulo da quina do trabalho a partir da lateral do quadrado. E justo comigo, que sempre tive dificuldade com esta matéria tão exata! Ufa!

Mas mesmo com todos esses contratempos, sentar e criar um quilt novo é uma delícia. Ops, uma palavra nova; afinal, é quilt ou é patch?

Um trabalho de patch é formado por 3 partes: o tampo do trabalho, com suas diferentes técnicas, a manta acrílica para ficar fofinho e o forro, feito de tecido liso ou estampado que combine com uma das cores ou com a proposta final que se pretende. O quilting é o trabalho que fazemos a máquina ou a mão para unir estas três camadas. E acabamos muitas vezes por chamar o trabalho de final de quilt. É isso.

Para saber mais, inclusive origem e o crescimento desta arte, consulte um dos sites abaixo. Eu particularmente gostei das explicações.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Patchwork
http://www.infoescola.com/artes/patchwork/

Nenhum comentário:

Postar um comentário