terça-feira, 8 de novembro de 2011

Colchas, colchas, colchas.

Eu sou metida mesmo! Nem bem começo algo, já vou querendo logo fazer um tamanho GG! Foi assim que começou minha história com o Patchwork. Estava grávida do Guilherme, recém-desempregada - por vontade própria, é verdade - e tinha que ocupar meu dia, como se uma criança de dois anos, uma gravidez e um apartamento com faxineria apenas uma vez por semana não fossem tarefas suficientes!

E lá fui eu para a Kikikits aprender patch. E meu primeiro trabalho fora de lá foi uma colcha lindíssima que fiz como presente de casamento para meu irmão. Grávida, barrigudíssima, sentei-me à máquina, costurei, empurrei todos os móveis da sala sozinha para abrir espaço para esticá-la no chão e alinhavá-la e ainda quiltei à mão. Insanidade total, digna de internação! A foto fico devendo; assim que meu irmão mandá-la prometo um post exclusivo rsrs.

Bom, essa foi a primeira de algumas. Já fiz pelo menos mais duas como presente de casamento, fiz para meu falecido e saudoso pai e, é claro, fiz para nossa casa, entre outras que também foram dadas como presente. Estas que aparecem aqui já estão com alguns bons anos de uso; portanto, não reparem muito, ok? Todas foram feitas mais ou menos na mesma época, há aproximadamente 6 anos atrás, quando eu ainda frequentava a Patty and Arts.


Esta é colcha "Sports Fever Kid's Bedroom", inspirada em um panô da quilteira/autora norte-americana Debbie Mumm. Abaixo detalhes de alguns blocos que compõem esta colcha toda dedicada a esportes, bem apropriada para um menino.

Patins

Hóquei

Skate

Futebol, ou soccer como preferem os americanos

Futebol americano


A colcha da Helena. Toda de bonequinhas, não lembro de que livro ela foi tirada, pois estava no acervo do Atelier e era de uso comum. Para esta colcha, tive o cuidado de escolher tecidos que não se repetissem em nenhum dos blocos; existem estampas repetidas, até pela falta de opções em uma época ainda de tecidos importados escassos, mas sempre com cores diferentes.




E finalmente, a minha. Tinha certeza que o livro de onde ela saiu era meu, mas não o encontrei; novamente, do acervo público.




A técnica utilizada é muito interessante; os tecidos foram tingidos em quatro cores diferentes e com tons diferentes; foram cortadas flores estilizadas em três tamanhos diferentes de cada cor, costuradas uma sobre a outra, com a maior embaixo com ponto zigue-zague acompanhando o contorno, a pouco mais de 0,5cm da beirada. Estes círculos foram cortados em 4 e recosturados, intercalando-se as cores para posterior aplicação em um bloco sólido.


O quilting foi feito no Atelier Patty and Arts pois na época eu não tinha onde estender a colcha para prepará-la e os blocos vazios foram bordados à máquina pela Margarida Gardini.

E logo, logo sairá a "nova fornada". Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário