terça-feira, 5 de julho de 2011

Os afins dos retalhos

Desde pequena minha vida esteve rodeada pelos chamados Trabalhos Manuais. Minha avó materna era bordadeira oficial na Ilha da Madeira, Portugal e quando veio para o Brasil montou sua oficina de bordados aqui. Minhas primeiras lembranças são de passar tardes inteiras ao seu lado - e de rolar pela escadaria que levava até a oficina! Lembro de todos os detalhes, desde o picotar do papel vegetal, a transferência do desenho para o tecido com querosene e anil, o bordado em si, os recortes e a embalagem. Até hoje, vira e mexe parece que minha avó está ao meu lado dobrando os lençóis prontos com a ajuda de uma régua grande de madeira e colocando-os nas caixas para entregá-los aos clientes!

Minha avó paterna também vivia sempre com algum trabalho manual, assim como minha mãe, também exímia bordadeira; sempre achei, inclusive, que minha mãe bordava ainda melhor que minha avó.

Tudo isso para chegar ao seguinte ponto: eu não poderia ter passado incólume por este panorama. Portanto, junto com o patchwork, caminham tricô, crochê e bordado. Até hoje sinto um profundo pesar por não haver aprendido a bordar com minha mãe e avó; mas corro atrás do prejuízo.

Duas das últimas criações me deixaram orgulhosa, pois denotam crescimento nas minhas produções. Valem cada dorzinha que sinto nos ombros por conta da tendinite. A primeira delas foi o presente de aniversário para minha cunhada Cilene; quando vi este colete pela primeira vez não tive dúvida de que o reproduziria para ela. Ficou muito lindo, sem falsa modéstia!


A segunda é uma peça em tricô, utilizada para enfeitar o pé da cama. Para quem conhece, sabe que chegam a cobrar R$ 2.000,00 por uma similar em lojas bacanas da cidade. Pois a minha custou perto de um décimo desse valor, feita com lã merino; sem contar que está muito mais bem feita que as compradas por aí.




Mas o melhor mesmo é sempre o próximo desafio: reproduzir a pelerine da Zara. Estou utilizando uma lãzinha finíssima, 5 fios trabalhados juntos e agulha de tricô 2,5. Trabalho de presidiária; só eu mesma para topar semelhante coisa.

Um comentário:

  1. Vim logo ler a postagem nova !! Comecei a ler e foram 3 !! Começou bem e já vi q serão frequentes....afinal a blogosfera acaba contagiando e viciando, não é msm ??
    Adorei lê-los e aguardando os próximos. Os meus blogs são um tanto impessoais e ainda não coloco td q penso e quero dizer, afinal, existem coisas q prefiro não expor mas é um ótimo exercício para o auto-conhecimento tbém !!
    bj

    ResponderExcluir