terça-feira, 19 de junho de 2012

Risoto de Pinhão

Uma amiga vive postando fotos "cruéis" na minha página do Facebook. Cozinheira de mão cheia e viajante que sempre traz  frutos do mar do nordeste, ela adora me torturar publicando o cardápio do dia a dia de sua casa. Quando acorda inspirada, então,  é de matar! O cardápio vem ilustrado por fotos!

Bom, semana passada ela me adicionou ao grupo Gastronomia - dentro e fora de casa; como se não fosse suficiente, ainda mandou o link para o blog do chef Fafá. Aí foi a gota d'água! Tive que ir imediatamente ao supermercado comprar pinhões para preparar o tal do risoto de pinhão que aparecia na foto! Vejam se é possível resistir:

No mercado, achei o pinhão cozido e descascado da marca Cucina Prima. Barato? Não. Mas pensando em uma hora de aperto, resolvi experimentar para ver como era e se valia a pena. Particularmente, achei um pouco duro. Como resolver o problema? Fácil: coloquei de volta para cozinhar no caldo de legumes que usaria para fazer o risoto; ficou delicioso e bem macio.

Resultado? Tive que tirar a travessa da mesa antes que meu filho tivesse uma congestão! Primeiro prato, duas colheres de servir beeem cheias; segundo prato, mais duas colheres de servir beeem cheias; terceiro (!!!!) prato, tirei a colher de sua mão e coloquei apenas uma colher normal, apesar da reclamação. Afinal, domingo a tarde no Pronto Socorro além de chato é muito cheio!


Para acompanhar, já que era domingo, um vinho de uma de minhas uvas prediletas: shiraz.


E como sobremesa - e lanche de escola do início da semana - a Torta di Nada, do Jaime Oliver, que vi no blog da minha vizinha e que faz o maior sucesso aqui em casa:



E para que as fotos? Ora, foram direto para o inbox da amiga má, é claro!

4 comentários:

  1. Nossa!! Deu agua na boca!! Me passa a receita depois? E quanto a Torta di Nada... é tudo, não é?? rs!

    ResponderExcluir
  2. oi, Clau:
    Mais uma receita para a lista qdo....bom....vc sabe !!! kkkkkk..... Como vc mesma disse: qdo "aquilo" acontecer teremos cardápio variado para um ano !!
    Ah !! Outra coisa: qdo vc postar dá uma olhada lá em cima na edição onde está escrito "link"....Copia o link q vc quer e aqui na sua postagem já vai aparecer para q possamos linkar (vc pode substituir o link por algum título ou referencia - por ex: ao invés do link inteiro no título vc põe: Desafios Gastronômicos - o nome do blog)...
    Facilita um pouquinho pra quem quer ver o seu link.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Clau, uma amiga minha (Renatinha) tem um blog sobre artesanato que é a sua cara! rs... Dá uma olhada! http://amarelinhaspatch.blogspot.com.br
    Já indiquei o seu blog para ela também!
    Beijos, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, obrigada pela dica - e indicação. Já vou lá xeretar. Bjs

      Excluir