quarta-feira, 29 de junho de 2011

Colcha de Retalhos

Bem-vindos a todos que farão parte da minha vida através destas escritas.


Apesar do título, este blog não será somente sobre Patchwork e que tais, minhas paixões, mas será sobre a vida de uma ex-colaboradora de multinacionais, acostumada a pressão total e muitas horas de trabalho diárias que surtou e jogou tudo para cima para dedicar-se aos filhos e ao backstage do marido executivo.


Até hoje escuto pessoas - íntimas, até - me perguntando quando eu voltarei a trabalhar. Pergunta estranha, uma vez que nunca parei de trabalhar; deixei de receber salário, é verdade, mas alguém já viu uma dona-de-casa não ter o que fazer, incluindo-se aí noites e finais de semana? Pois é, como falávamos nos contratos de manutenção, é 24 por 7!


Parei de trabalhar - ops, ter salário - há 12 anos atrás, quando descobri estar grávida pela segunda vez. E para ocupar o tempo, lá fui eu fazer um curso de Patchwork, apesar de ter verdadeiro pavor de máquina de costura. Mesmo tendo familiaridade com o instrumento, pois sou neta e filha de bordadeiras/costureiras, nunca havia conseguido conversar de igual para igual com elas.

Resultado prático, estou eu aqui até hoje fazendo peças para a família e para os amigos, aprimorando técnicas, buscando novos tecidos para projetos, esperando ansiosamente o correio trazer os valiosos pacotinhos vindos muitas vezes do exterior.

Quando comecei, tecidos importados custavam verdadeiras fortunas e eram raridade. Era de enjoar fazer trabalhos e mais trabalhos com a mesma gama de tecidos nacionais; dávamos até nomes para eles, imaginem! Tinha o tom-tom, o poeira e por aí vai. Hoje o mercado nacional melhorou muito, ampliando o leque de estampas e cores à disposição. A importação também cresceu, enriquecendo o trabalho das quilteiras. Isso sem falar nas linhas, acessórios... mas isso já é outro capítulo.

Um comentário:

  1. ola, Clau:
    Bem vindo ao mundo bloguistico !! Assunto não nos falta e adorarei te seguir aqui tbém !!!...
    bj

    ResponderExcluir